quinta-feira, 27 de maio de 2010

Indaial: Ontem e Hoje

Agora que você já estudou "tudo" sobre nossa cidade, vamos ver e rever algumas imagens que fizeram e que fazem parte da história de nossa cidade.

Imagens disponíveis em: http://www.indaial.com.br/imagens/

Saudosa Indaial


Por volta de 1870 foi aberto em Indaial o primeiro hotel, cujo proprietário era Friedrich Lüeders. Situava-se no centro da cidade, no terreno ao lado de onde atualmente fica a Relojoaria Machota. Aqui os imigrantes faziam pousada em sua caminhada rio acima, refazendo as forças e também pernoitando, para em seguida retomar o penoso percurso através do Warnow, em direção a Apiúna [8]. A figura acima é de uma aquarela pintada por um jovem colono em 1878.

Primeira Agência dos Correios em Indaial foi fundada em 1900 [7]. Ficava defronte a atual Prefeitura (no outro lado da rua). Sentado: o telegrafista Otávio Ramos, o agente postal era o Sr. Gruner. A casa pertencia ao pai do Sr. Fritz Lorenz e era alugada pelo correio [1]. Alguns anos antes, em 1900, o Brasil começou a utilizar pela primeira vez selos comemorativos para transmitir mensagens, festejar algum acontecimento ou homenagear alguém, assim como são os selos de hoje. Naquele ano, foi editado o primeiro Guia Postal brasileiro.

Estação de Warnow da Estrada de Ferro Santa Catarina, no dia da inauguração do trecho Blumenau-Warnow, em 3 de maio de 1909. A locomotiva saiu de Blumenau sob festivos apitos e ornamentada com palmas, flores, bandeiras e escudos do Brasil e da Alemanha. Os convidados e a população lotaram os três vagões de passageiros originais da composição e também vários carros abertos, adaptados com cadeiras e bancos. Depois de passar por Salto Weissbach, Passo Manso, Encano e Indaial, o trem foi recebido em Warnow com festa.

As crianças das escolas estavam formadas diante da estação, sob os estouros dos foguetes e acordes musicais. No interior da estação e sob um toldo preparado, foi servido um coquetel com sanduíches, bebidas, bolos e cucas. Ali estavam sentados o Cel. Crispim Ferreira e seus oficiais, o Cel Feddersen, o vice-cônsul alemão Landmann e outros convidados ilustres [2].

O trecho de 30 km entre Blumenau e Warnow levava 2 horas.

Travessia de gado na antiga balsa impulsionada a remos, ainda sem os cabos de aço. Normalmente a travessia dos bois para o matadouro era feita a nado, na ocasião da foto o rio estava acima do nível normal, sendo mais seguro a utilização da balsa.

A casa ao fundo, localizada no final da rua Amadeu F. da Luz, era de Emilie Haacke. Era uma pessoa muito conhecida e querida por todos, pois era a parteira da comunidade. Muitos cidadãos nasceram por suas mãos.

Vista parcial do centro de Indaial. No local da casa em estilo enxaimel à esquerda, foi construído o Hotel Hardt.

Indaial Hoje


Portal da cidade. No acesso principal, um belo monumento arquitetônico dá as boas vindas aos visitantes e turistas. A entrada da cidade fica às margens da BR-470.



Ponte Emílio Baumgart. Primeira ponte de concreto armado sobre o rio Itajaí-açú, símbolo da prosperidade de uma época. Foi inaugurada em 10 de outubro de 1926.


América do Sul, que funcionou de 1923 a 1928. Utilizava uma máquina a vapor com dínamo que produzia energia para a estufa onde o leite secava.Produzia leite integral e semi-desnatado.


A residência colonial em estilo enxaimel, também chamado de "Fachwerk" no idioma alemão, é marca registrada da cultura germânica. Este modo de construção foi desenvolvido na Alemanha entre os séculos XVI e XVIII.


No interior do município, ainda se pode encontrar um estilo de vida do início da colonização. Apesar do avanço tecnológico a rusticidade deste meio de transporte sobreviveu galhardamente.


Em locais ainda pouco conhecidos e de difícil acesso, podemos encontrar muitas cachoeiras em meio à Mata Atlântica.


Ponte pênsil sobre o rio Itajaí-açú sustentada por cabos de aço comprova sua eficiência e utilidade para veículos leves.


Os belos jardins da praça João Hennings Filho com as suas Vitórias-régias, emolduram o centro administrativo da cidade.


Aqui pode-se apreciar a grandiosidade do Rio Itajaí-açú de fundamental importância para colonização da região. Hoje maltratado pelo progresso clama por socorro.

Vamos agora relembrar o que estudamos e escrever sobre nossa bela Indaial!

(Clique e salve a atividade na pasta da turma)

Um comentário: