quinta-feira, 27 de maio de 2010

Indaial: Ontem e Hoje

Agora que você já estudou "tudo" sobre nossa cidade, vamos ver e rever algumas imagens que fizeram e que fazem parte da história de nossa cidade.

Imagens disponíveis em: http://www.indaial.com.br/imagens/

Saudosa Indaial


Por volta de 1870 foi aberto em Indaial o primeiro hotel, cujo proprietário era Friedrich Lüeders. Situava-se no centro da cidade, no terreno ao lado de onde atualmente fica a Relojoaria Machota. Aqui os imigrantes faziam pousada em sua caminhada rio acima, refazendo as forças e também pernoitando, para em seguida retomar o penoso percurso através do Warnow, em direção a Apiúna [8]. A figura acima é de uma aquarela pintada por um jovem colono em 1878.

Primeira Agência dos Correios em Indaial foi fundada em 1900 [7]. Ficava defronte a atual Prefeitura (no outro lado da rua). Sentado: o telegrafista Otávio Ramos, o agente postal era o Sr. Gruner. A casa pertencia ao pai do Sr. Fritz Lorenz e era alugada pelo correio [1]. Alguns anos antes, em 1900, o Brasil começou a utilizar pela primeira vez selos comemorativos para transmitir mensagens, festejar algum acontecimento ou homenagear alguém, assim como são os selos de hoje. Naquele ano, foi editado o primeiro Guia Postal brasileiro.

Estação de Warnow da Estrada de Ferro Santa Catarina, no dia da inauguração do trecho Blumenau-Warnow, em 3 de maio de 1909. A locomotiva saiu de Blumenau sob festivos apitos e ornamentada com palmas, flores, bandeiras e escudos do Brasil e da Alemanha. Os convidados e a população lotaram os três vagões de passageiros originais da composição e também vários carros abertos, adaptados com cadeiras e bancos. Depois de passar por Salto Weissbach, Passo Manso, Encano e Indaial, o trem foi recebido em Warnow com festa.

As crianças das escolas estavam formadas diante da estação, sob os estouros dos foguetes e acordes musicais. No interior da estação e sob um toldo preparado, foi servido um coquetel com sanduíches, bebidas, bolos e cucas. Ali estavam sentados o Cel. Crispim Ferreira e seus oficiais, o Cel Feddersen, o vice-cônsul alemão Landmann e outros convidados ilustres [2].

O trecho de 30 km entre Blumenau e Warnow levava 2 horas.

Travessia de gado na antiga balsa impulsionada a remos, ainda sem os cabos de aço. Normalmente a travessia dos bois para o matadouro era feita a nado, na ocasião da foto o rio estava acima do nível normal, sendo mais seguro a utilização da balsa.

A casa ao fundo, localizada no final da rua Amadeu F. da Luz, era de Emilie Haacke. Era uma pessoa muito conhecida e querida por todos, pois era a parteira da comunidade. Muitos cidadãos nasceram por suas mãos.

Vista parcial do centro de Indaial. No local da casa em estilo enxaimel à esquerda, foi construído o Hotel Hardt.

Indaial Hoje


Portal da cidade. No acesso principal, um belo monumento arquitetônico dá as boas vindas aos visitantes e turistas. A entrada da cidade fica às margens da BR-470.



Ponte Emílio Baumgart. Primeira ponte de concreto armado sobre o rio Itajaí-açú, símbolo da prosperidade de uma época. Foi inaugurada em 10 de outubro de 1926.


América do Sul, que funcionou de 1923 a 1928. Utilizava uma máquina a vapor com dínamo que produzia energia para a estufa onde o leite secava.Produzia leite integral e semi-desnatado.


A residência colonial em estilo enxaimel, também chamado de "Fachwerk" no idioma alemão, é marca registrada da cultura germânica. Este modo de construção foi desenvolvido na Alemanha entre os séculos XVI e XVIII.


No interior do município, ainda se pode encontrar um estilo de vida do início da colonização. Apesar do avanço tecnológico a rusticidade deste meio de transporte sobreviveu galhardamente.


Em locais ainda pouco conhecidos e de difícil acesso, podemos encontrar muitas cachoeiras em meio à Mata Atlântica.


Ponte pênsil sobre o rio Itajaí-açú sustentada por cabos de aço comprova sua eficiência e utilidade para veículos leves.


Os belos jardins da praça João Hennings Filho com as suas Vitórias-régias, emolduram o centro administrativo da cidade.


Aqui pode-se apreciar a grandiosidade do Rio Itajaí-açú de fundamental importância para colonização da região. Hoje maltratado pelo progresso clama por socorro.

Vamos agora relembrar o que estudamos e escrever sobre nossa bela Indaial!

(Clique e salve a atividade na pasta da turma)

terça-feira, 11 de maio de 2010

Como Funcionam As Plantas

As Plantas






As Plantas

A constituição da planta

Caule: É a coluna principal do vegetal, geralmente aéreo, com ou sem clorofila.

A sua função é sustentar as folhas, flores, ramos, e frutos, ligá-los às raízes e conduzir a seiva (água e sais minerais).

Raiz: Serve para fixar a planta à terra e extrair do solo substâncias necessárias à produção dos seus alimentos.

As raízes, de acordo com o meio em que se desenvolvem, são:

o Subterrâneas (se estão debaixo da terra);

o Aquáticas (se estão na água);

o Aéreas (se estão no ar, como a da hera).

As raízes podem ser aprumadas, fasciculadas e tuberculosas.

A raiz aprumada é constituída por uma raiz principal de onde saem raízes secundárias mais pequenas. A raiz fasciculada é constituída por um feixe de raízes de tamanho idêntico. A raiz tuberculosa é uma raiz espessa onde estão armazenados os alimentos da planta.

Folha: As folhas permitem à planta respirar, transpirar e produzir os alimentos.

COMO FUNCIONAM AS PLANTAS? (clique para saber +)

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Artigo_Definido_Indefinido

ARTIGO

Artigo é a palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira definida ou indefinida. Além disso, o artigo indica, ao mesmo tempo, o gênero e o número dos substantivos.


Classificação dos Artigos
Artigos Definidos: determinam os substantivos de maneira precisa: o, a, os, as.
Por exemplo:
Eu matei o animal.

Artigos Indefinidos: determinam os substantivos de maneira vaga: um, uma, uns, umas.
Por exemplo:
Eu matei um animal.

Combinação dos Artigos
É muito presente a combinação dos artigos definidos e indefinidos com preposições. Este quadro apresenta a forma assumida por essas combinações:

Preposições Artigos
o, os a, as um, uns uma, umas
a ao, aos à, às - -
de do, dos da, das dum, duns duma, dumas
em no, nos na, nas num, nuns numa, numas
por (per) pelo, pelos pela, pelas.

- As formas à e às indicam a fusão da preposição a com o artigo definido a. Essa fusão de vogais idênticas é conhecida por crase.

- As formas pelo(s)/pela(s) resultam da combinação dos artigos definidos com a forma per, equivalente a por.
Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf31.php


quarta-feira, 5 de maio de 2010

Adição - Dominó

Dominó


Pegue 28 retângulos de madeira, papelão, marfim, plástico, pedra-sabão, dentes de morsa, ossos de baleia, metal, cristal ou outro material qualquer.

Nas metades dos retângulos escreva todas as combinações possíveis de números, entre 0 e 6. Pronto! Você tem nas mãos, um dos jogos mais atraentes e antigos que a humanidade conhece.

A primeira menção ao jogo de dominó vem da China. Segundo lendas daquele pais, o jogo teria sido inventado por um funcionário do imperador Hui Tsung. Outra remete a invenção do jogo aos anos de 234 a 181 a.C, quando teria vivido Huang Ming, um soldado-herói.

FONTE: http://www.jogos.antigos.nom.br/domino.asp

Encontros Vocálicos

Encontros Vocálicos

Os encontros vocálicos são agrupamentos de vogais e semivogais, sem consoantes intermediárias. É importante reconhecê-los para dividir corretamente os vocábulos em sílabas. Existem três tipos de encontros: o ditongo, o tritongo e o hiato.

1) Ditongo

É o encontro de uma vogal e uma semivogal (ou vice-versa) numa mesma sílaba. Pode ser:

    a) Crescente: Quando a semivogal vem antes da vogal.
    Por Exemplo: sé-rie (i = semivogal, e = vogal)

    b) Decrescente: Quando a vogal vem antes da semivogal.
    Por Exemplo:

      pai ( a = vogal, i = semivogal)

    c) Oral: Quando o ar sai apenas pela boca.
    Exemplos: pai, série

    d) Nasal: Quando o ar sai pela boca e pelas fossas nasais.
    Por Exemplo: mãe

2) Tritongo

É a sequência formada por uma semivogal, uma vogal e uma semivogal, sempre nessa ordem, numa só sílaba. Pode ser oral ou nasal.
Exemplos:

    Paraguai - Tritongo oral
    quão - Tritongo nasal

3) Hiato

É a sequência de duas vogais numa mesma palavra que pertencem a sílabasdiferentes, uma vez que nunca há mais de uma vogal numa sílaba.
Por Exemplo:

    saída (sa-í-da)
    poesia (po-e-si-a)

terça-feira, 4 de maio de 2010

Sistema Solar

SISTEMA SOLAR

O sistema solar é formado por um conjunto de nove planetas, satélites naturais, milhares de asteróides e cometas que gravitam ao redor do Sol. O sistema solar também é composto por uma grande quantidade de gases e poeiras interplanetárias. O Sistema Solar situa-se na Via Láctea.

Conhecendo o Sistema Solar

A formação do sistema solar remonta há aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Formou-se de uma gigante nuvem formada por gases e poeira cósmica, originadas de uma grande explosão e colisão de estrelas.

O tempo necessário para formação do sistema solar, calculam os astrônomos, foi de aproximadamente 100 mil anos. Neste período, os átomos foram se juntando e formando os planetas, satélites e estrelas que conhecemos hoje.

O Sistema Solar é formado por oito planetas: Mercúrio, Terra, Marte, Júpiter,Vênus, Saturno, Urano e Netuno. Até agosto de 2006, Plutão era considerado um planeta, porem, a União Astronômica Internacional mudou os critérios para a definição de um planeta. Como Plutão é pequeno em relação aos outros, passou a ser considerado um planeta anão ou planetóide.

Muitos destes planetas podemos visualizar a noite a olho nú ou com a ajuda de um telescópio. Os planetas, ao contrário das estrelas, não possuem luz própria e só podem ser vistos graças a luz que refletem do Sol. Ao redor dos planetas, gravitam 67 satélites, dentre eles a Lua (satélite natural do nosso planeta), que gravita ao redor no planeta Terra.

Nas órbitas de Marte e Júpiter, localizam-se grande parte dos asteróides que variam de tamanho, podendo ser até mesmo minúsculos. Os asteróides são compostos de blocos de rocha, diferente dos cometas que são formados por poeira cósmica e gelo.

Historiadores e paleontólogos acreditam que foi a queda de um cometa em nosso planeta que ocasionou a extinção dos dinossauros na Terra há milhões de anos. A preocupação ainda existe, pois muitos deles passam perto da órbita terrestre. O impacto de um cometa, de grandes proporções, poderia provocar danos incalculáveis ao nosso planeta. (fonte: http: //www.suapesquisa.com/sistemasolar/)

: ) : ) : ) Relembrando : ) : ) : )

- O Sistema Solar é formado por 8 planetas conhecidos;

- Mercúrio é o segundo menor planeta do Sistema Solar e o mais próximo do Sol;

- Vênus é um planeta rochoso, ligeiramente menor do que a Terra. Depois do Sol e da Lua é o astro mais brilhante no céu. Popularmente chamado de Estrela D'alva;

- A terra é o terceiro planeta em distância a partir do Sol, é o único planeta onde existe água em estado líquido, ar e vida. Possui um satélite natural, a Lua;

- Marte é conhecido como o planeta vermelho;

- Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar tem dezesseis satélites;

- Saturno é o sexto planeta em distância a partir do Sol e o segundo maior planeta do Sistema Solar;

- Urano parece ser formado de uma densa mistura de diferentes tipos de gelo e gás ao redor de um núcleo sólido;

- Netuno é um gigante de gás, possui quatro anéis finos e oito luas conhecidas;

- Plutão não é mais considerado planeta, e sim, planeta anão;

- Movimento de Rotação é aquele realizado pelo planeta ao girar ao redor do próprio eixo;

- Movimento de Translação é aquele realizado pelo planeta ao girar ao redor do Sol.

___________________________________

___________________________________

Agora vamos começar nossa viagem pelo Sistema Solar!


Para finalizar nossa viagem vamos resolver e desenvolver algumas atividades!



Indaial - Colonização e Aspectos Físicos

Indaial


Indaial é uma cidade que respira natureza, cultura e desenvolvimento. Recanto privilegiado do Vale do Itajaí, começou a ser colonizada já a partir de 1850, com a chegada dos imigrantes alemães a Blumenau. Sua fundação data oficialmente de 1886, mas a emancipação política ocorreu apenas em 1934.

É um município que mistura a vida pacata e a efervesc
ência de uma economia em expansão, o olhar voltado para o futuro, apostando na diversificação da indústria, investindo no turismo, na qualidade de vida para uma população de quase 43 mil pessoas. A cidade tem como símbolo a vitória-régia, planta de origem amazônica, aclimatada na região pelo padre Raulino Rautz.

Esse apego pela natureza, em especial pela botânica, deixou marcas em toda a comunidade. Seu povo,
ordeiro e trabalhador, cuida do embelezamento da cidade com jardins bem cuidados e floridos.Indaial possui uma área de 429 quilômetros, fica a 169 km de Florianópolis.
(Fonte: http://www.sc.gov.br/sdr/blu
menau/municipio_indaial.htm)

FOTOS DE INDAIAL
(Fonte: http://www.indaial.sc.gov.br)


RIBEIRÃO ENCANO




LAGOA PARQUE RIBEIRÃO DAS PEDRAS



RIO ITAJAÍ-AÇÚ


CACHOEIRA EM MEIO A MATA ATLÂNTICA

(http://www.indaial.com.br)


AFLUENTES DO RIO ITAJAÍ-AÇÚ



PONTE PÊNSIL SOBRE O RIO ITAJAÍ-AÇÚ



OUTRAS INFORMAÇÕES
(Fonte: http://www.cidades.com.br/cidade/indaial/003997.html)


A cidade de Indaial está localizada no coração do Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina (região sul do Brasil). Sua colonização foi iniciada por volta de 1860, com a chegada das primeiras famílias de imigrantes alemães à cidade e, posteriormente, se deu a chegada de imigrantes italianos e poloneses. Em março de 1934, foi instalado oficialmente o Município de Indaial, a partir do desmembramento de Blumenau.

Sua população herdou dos imigrantes alemães e da miscigenação a habilidade produtiva, o folclore, as tradições na música, festas, danças e alimentação. A cultura de seu povo, sempre cultivada com a característica européia dos colonizadores, é sua maior riqueza. O município de Indaial oferece excelente qualidade de vida aos seus habitantes, se comparada aos parâmetros brasileiros.

Atualmente, Indaial conta com uma população de aproximadamente 45 mil habitantes, estando situado às margens da rodovia BR-470, no Médio Vale do Itajaí, também chamado de Vale Europeu. Dista 20 km de Blumenau e 160 km da capital do estado, Florianópolis. O município é banhado pela bacia do rio Itajaí-açú e pelo seu mais importante afluente, o rio Benedito. A cidade é cercada por uma vegetação nativa da Mata Tropical Atlântica, sendo riquíssima e abundante a sua diversidade de espécies.

Sua economia aparece bem representada em todos os 3 setores. Na agricultura, caracteriza-se pelas pequenas propriedades, onde os principais produtos são arroz, mandioca, milho, fumo, cana-de-açúcar, feijão e batata. Na pecuária destacam-se o rebanho bovino ( com grande produção de leite), e suíno, mas também com uma grande produção de frangos de corte e ovos.

A indústria é bastante diversificada, destacando-se pelos ramos texteis, metalúrgico, confecções, alimentícios, equipamentos industriais, agrícolas, e indústria madeireira. O fato do município estar livre de enchentes, fenômeno que atinge muitas outras cidades do vale, aparece como um fator importante no crescimento de sua indústria.

Indaial possui um excelente potencial turístico, a própria natureza oferece diversas belezas, com muitas áreas verdes e ribeirões pedregosos com águas cristalinas. O turista pode ainda visitar a histórica ponte dos arcos, apreciar as vitórias-régias, a arquitetura enxaimel, o bosque e jardim florido da casa da cultura e os passeios pela zona rural.